Arquivo da categoria: Rio Grande do Sul

UFPel (Universidade Federal de Pelotas)

Provas & Gabaritos do Vestibular da UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fica localizada na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Ela foi fundada no ano de 1969 e ela teve origem com a unificação das seguintes unidades: Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (a mais antiga do país), Faculdade de Ciências Domésticas e Faculdade de Medicina Veterinária (da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul) e Faculdade de Odontologia, Faculdade de Direito e Instituto de Sociologia e Política (da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Dessa forma ela nasceu, e desde então ela passou por algumas mudanças, como a criação de novos cursos, além de transformar, criar e extinguir algumas unidades.

UFPel (Universidade Federal de Pelotas)

UFPel (Universidade Federal de Pelotas)

Hoje em dia a Ufpel oferece 99 cursos de graduação, 39 cursos de mestrado e 16 cursos de doutorado, que funcionam em suas 20 unidades de ensino. Os seus cursos abrangem as área de ciências agrárias, ciências humanas, ciências exatas e tecnologia, ciências biológicas, ciências sociais aplicadas e letras, artes e comunicação. Ela é reconhecida como uma das melhores universidades do país, devido ao seu comprometimento com o ensino e a sua atuação em atividades de pesquisa. Para ingressar na Ufpel,é necessário fazer o exame vestibular, e os candidatos mais bem classificados são convocados. Ela é uma das universidades mais concorridas do estado do Rio Grande do Sul, e inclusive atrai alunos de outros estados brasileiros.

As suas bibliotecas possuem um sistema único que as integra, facilitando para que os alunos consigam encontrar o material que precisam consultar. Ela participa de diversos projetos de pesquisa, envolvendo a graduação e a pós-graduação, com financiamento da Capes e Cnpq, e que alcançam reconhecimento nacional e até internacional. Além disso, a Ufpel disponibiliza estágios aos estudantes de graduação dentro da própria instituição, inclusive com bolsas de auxílio. Além da pós-graduação strictu senso (mestrado e doutorado), ainda são oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu (de especialização), além de vários cursos de extensão e de disciplinas optativas para os estudantes de graduação, que podem complementar a sua formação cursando matérias em unidades diferentes da de origem,assim enriquecendo o processo de conhecimento.

Confira as provas de vestibulares dos anos anteriores da UFPE e comece a estudar, fazendo os testes através de simulados:

Provas de Anos Anteriores – UFPel


Provas & Gabaritos UFPel 2004

UFPel 2004 Prova UFPel Gabarito UFPel
Etapa 1 Prova Gabarito
Etapa 2 Prova Gabarito
Etapa 3 Prova Gabarito

Provas & Gabaritos UFPel 2005

UFPel 2005 Prova UFPel Gabarito UFPel
Etapa 1 Prova Gabarito
Etapa 2 Prova Gabarito
Etapa 3 Prova Gabarito

Provas & Gabaritos UFPel 2006

UFPel 2006 Prova UFPel Gabarito UFPel
Etapa 1 Prova Gabarito
Etapa 2 Prova Gabarito
Etapa 3 Prova Gabarito

Provas & Gabaritos UFPel 2007

UFPel 2007 Prova UFPel Gabarito UFPel
Etapa 1 Prova Gabarito
Etapa 2 Prova Gabarito
Etapa 3 Prova Gabarito

Provas & Gabaritos UFPel 2008

UFPel 2008 Prova UFPel Gabarito UFPel
Etapa 1 Prova Gabarito
Etapa 2 Prova Gabarito
Etapa 3 Prova Gabarito

Provas & Gabaritos UFPel 2009

UFPel 2009 Prova UFPel Gabarito UFPel
Etapa 1 Prova Gabarito
Etapa 2 Prova Gabarito
Etapa 3 Prova Gabarito

Provas & Gabaritos UFPel 2010

UFPel 2010 Prova UFPel Gabarito UFPel
Etapa 1 Prova Gabarito
Etapa 2 Prova Gabarito
Etapa 3 Prova Gabarito
UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

Provas & Gabaritos do Vestibular da UFSM

O crescimento profissional perante o mercado de trabalho é somado à força de vontade do candidato com o seu conhecimento. É quando finalmente toda sua teoria obtida durante o curso de graduação poderá ser colocada em prática.

Diante disso a escolha de uma excelente faculdade é sempre um norte de segurança para aqueles que pretendem ser um bom profissional, pois o estudo é o pilar que edifica o futuro do individuo perante a sociedade.

Todos sabemos que os melhores cursos superiores são ministrados nas universidades públicas e uma delas que merece destaque pelo seu ótimo desempenho é a consagrada UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), que está localizada no Estado do Rio Grande do Sul estando a quase 300 km distante da capital do estado Porto Alegre.

UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

Uma informação de extrema importância é que a cidade de Santa Maria é mundialmente conhecida por sua forte e crescente relação agropecuária, e o mais interessante nisso tudo é que se trata de um dos cursos com mais procura, isto por que a grande maioria dos estudantes deseja se especializar em uma área na qual seu estado lhe proporciona um retorno com mercado de trabalho emergente.

Entre todas as áreas conhecidas a Universidade Federal de Santa Maria possui um corpo docente qualificado com mestres em doutores em diversas áreas exatas, humanas e contábeis. Faz parte da grade de cursos da Universidade Federal de Santa Maria os cursos de administração, Arquitetura, Ciências biológicas, Ciencias Contábeis, Ciências sociais, Comunicação, Desenho industrial, Direito, Educação física, Engenharia, Farmácia, Geografia, Medicina e outros demais cursos.

Diante de todo o exposto, é certo o candidato que pretende se graduar na Universidade Federal de Santa Maria busca a segurança de uma universidade que com décadas de tradição é um marco na qualidade do ensino prestado, sendo que possui um grupo altamente qualificado para aqueles que procuram uma pós-graduação sendo latu sensu, strictu sensu ou com o intuído de mestrado e doutorado.

O bom profissional prioriza seu futuro, e a escolha de uma universidade com métodos realizados com excelência e ótima grade curricular faz a diferença. Confira os gabaritos e provas do vestibular da UFSM.

Provas de Anos Anteriores – UFSM/Unipampa

Provas & Gabaritos UFSM 2007

Provas
Provas Provas Gabaritos Resolução
09/01 pdf pdf
10/01 pdf pdf
11/01 pdf pdf
12/01 pdf

Provas & Gabaritos UFSM 2008

Provas
Provas Provas Gabaritos Resolução
Prova 1 jhtm
Prova 2 jhtm
Prova 3 jhtm

Provas & Gabaritos UFSM 2009

Provas & Gabaritos UFSM 2010

Provas & Gabaritos UFSM 2011

Provas & Gabaritos UFSM 2012